terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Circuito fechado





Na aula de hoje, veremos como um amontoado de palavras pode ser sim um significativo texto.
As habilidades trabalhadas hoje são:


  1. Apreender o texto como um todo, para dele retirar as informações solicitadas.
  2. Analisar o modo de tratamento do tema dado pelo autor e as condições de produção, recepção e circulação de textos.
  3. Reconhecer o assunto principal do texto, ou seja, do que trata o texto.
  4. Relacionar as diferentes informações para construir o sentido global do texto.
  5. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção de um texto (tanto oral como escrito).
  6. Usar estratégias apropriadas para produzir um texto no gênero estudado (em um projeto, unidade de estudo) e reconhecer suas dificuldades.
  7. Reconhecer os elementos que devem constituir o texto no gênero escolhido ou solicitado.
  8. Identificar o conflito gerador  do enredo e os elementos que constroem a narrativa.



Aula 2: Circuito fechado
Atividade 1
Você já parou para pensar nas imagens que você vê ao longo do dia?
Feche os olhos e tente reprisar as seguintes imagens:
• O que você vê a sua volta ao levantar de sua cama?
• Como é a imagem da sua casa: móveis, objetos, quadros, retratos, paredes e eletrodomésticos?
• Quando você sai de casa, o que vê pela frente?
• Como é o seu caminho até a escola?
• Ilustre as imagens mais importantes para você em sua casa e no percurso para a escola.
Atividade 2
a) Leia o texto a seguir e procure relacioná-lo com as suas lembranças:
Circuito fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projeto de filmes, xícaras, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapos, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dente, pasta, água. Mesa, poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, copos, pratos, talheres, guardanapos. Xícara, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
RAMOS, Ricardo, In: NETO, Antônio Gil. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993, p.82.
Observe que o texto, a primeira vista, parece um bloco de palavras. Quando iniciamos a leitura, o texto estabelece sentido, pouco a pouco, e permite ao leitor a construção de algumas imagens mentais sobre as diferentes cenas e os objetos descritos.
b) Leia, em voz alta, o texto “Circuito Fechado” e pontue oralmente, com ênfase, cada passagem do texto. Após a leitura, dê alguns instantes e tente identificar o assunto do texto de Ricardo Ramos:
c) Escreva um pequeno comentário sobre quais foram as pistas (palavras ou expressões) que o ajudaram a compreender a seqüência de informações do texto:
d) Em seguida, explique: por que os seus conhecimentos prévios foram importantes para a compreensão do texto?
Atividade 3
Nesta atividade, convidamos vocês a refletir sobre as idéias do texto “Circuito Fechado”, de Ricardo Ramos, e a aprofundar a compreensão do texto. Vamos descobrir, neste texto, novas formas de narrar uma linguagem repleta de imagens e significados.
a) Ao lermos o texto de Ricardo Ramos, também construímos diferentes imagens. Leia o trecho a seguir e descreva a imagem que você construiu.
Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos (...).
b) Observe que o texto “Circuito Fechado”, apesar da ausência de verbos e advérbios, é capaz de indicar as cenas da vida do personagem. Quais as cenas apresentadas no texto?

_________________________________________________

PRODUÇÃO DOS ALUNOS
 
-->
O cigarro e a café

Por Stephanie da Resureiçao dos Santos



O homem se levanta toma um banho se seca, vai se arrumar. Toma um bom café e vai ler um jornal. Pega o carro vai para o trabalho, a secretaria trás um cafezinho da para ele, ele pega o café , toma o café, depois ele fuma cigarro.


Ele pega um táxi, pede para o motorista levar ao restaurante. Ele almoça volta para o táxi, vai continuando o trabalho, fuma um cigarro e toma um café. Ele volta a trabalhar toma outro café e continua trabalhando.


Ele pega o carro, volta para casa senta na protona, olha teve fuma outro cigarro, toma um banho, se seca vai se arrumar para deitar, bota seu pijama de coelhinho e vai dormir.

-->
Uma vida normal.
Por Weslei Oliveira Bertolde
-->


Um homem se levantou da cama se vestiu e tomou seu café da manha leu seu jornal saiu para trabalhar e ele trabalha no escritório e ele pegou um taxi e foi almoçar num restaurante ele voltou para o escritório e trabalhou com nota e cheque papel e caneta e ele voltou para casa e tomou um refresco na poltrona e depois foi jantar e depois tomar banho e colocou um pijama e foi dormir e trabalhou bastante mas fumava bastante mas ele fumava bastante também.


Vida Normal
Por Erik Engeroff de Oliveira
 
Ele se levanta, escova os dentes, e depois ele se barbeou, secou o rosto e depois foi tomar banho. Depois de secar o corpo, se vestiu. Botou no bolso: caneta, lápis, chave, cigarro, fósforo. Pegou o carro. Ele escreve muitas folhas. Ficou também desesperado, fumou um cigarro. Secretaria trouxe um café para ele, ficou trabalhando mais um pouco. Daí ele pegou um táxi e foi para uma lancheria, depois voltou para o serviço. Foi pra casa, sentou na poltrona e tomou um copo de refri, foi tomar banho. Foi escovar os dentes para dormir. Ele fumava e tomava muito café, trabalhava de mais.


__________________________________________________________________________________




c) Observe o objetivo do texto e o que ele pretende informar ao leitor. Explique: por que o personagem não tem nome?
d) Ao iniciar o seu dia, o personagem do texto realiza algumas ações comuns a todos nós. Como seria o texto com as suas primeiras ações do dia? Lembre-se de registrar as suas observações sobre as imagens vistas ao longo do dia.
Produção textual 2:
Questão norteadora: “Como é meu dia-a-dia?”
Gênero textual: Especial - “Circuito Fechado”
Dialeto: Formal
Público: Jovens e Adolescentes
Produções de apoio: Texto “Circuito Fechado”
a) Pense em todas as imagens que você relacionou com a sua rotina e faça como Ricardo Ramos em “Circuito Fechado”. Escolha um universo de palavras que faça parte de sua vida e construa um texto enigmático a respeito das suas ações cotidianas. Procure relacionar as ações em uma ordem cronológica e seja bastante observador nas colocações.
b) Durante a preparação do texto, procure relacionar as palavras (lista de nomes) e, em seguida, ordene-as segundo suas ações. É importante levar em consideração a pontuação utilizada pelo autor para construir a idéia de seqüência dos fatos. Observe como as vírgulas foram empregadas entre as ações de uma mesma cena e como o ponto final foi usado para sinalizar ao leitor a mudança de cena.
c) Depois da construção do seu texto, publique-o no nosso blog!

___________________________________________________
PRODUÇÃO DOS ALUNOS

Circuito fechado
Por Eduarda Vanessa Reichert 

Coberta. Sutiã, blusa, calça, tênis. Pia, água, vaso, descarga, pia, água. Xícara, chaleira, leiteira, prato, pote, talher. Pia, água, creme dental, escova de dentes, espuma, pia, água, toalha. Chave, capacete, casaco, moto. Tênis. Geladeira, prato, talher, fogão, panela. Pia, água, creme dental, escova de dente, espuma, pia, água. Box, sabonete, shampoo, condicionador. Toalha. Creme para corpo, desodorante, perfume. Calcinha, sutiã, blusa, calça, tênis. Caderno, livro, mochila, estojo. Geladeira, garrafa. Capacete, chave, moto. Celular, fone. Caderno, lápis, borracha, folhas. Prato, talher, copo, garrafa. Pia, água, creme dental, escova de dente, espuma, pia, água. Caderno, lápis, borracha, caneta. Capacete, mochila, caderno, estojo. Moto. Tênis, calça, blusa, sutiã, toalha. Box, água, sabonete, shampoo, condicionador. Toalha. Creme de corpo, desodorante, creme de cabelo, escova de cabelo. Sutiã, calcinha, calça, blusa, meia, tênis. Prato, talher, panela, copo, jarra. Pia, água. Creme dental, escova de dente, espuma, pia, água. Capacete, chave, casaco. Moto. Tênis, calça, blusa, sutiã. Coberta, travesseiro. Celular, fone.
  
Só Palavras
-->


Por Stephanie da Resureiçao dos Santos





Cama, relógio, lençol, cobertor, travesseiro, chinelo. Roupas. escovas, creme dental, água, toalha, vaso, descarga. Café, leite, micro-ondas, nescau. Bicicleta, rua, escola. Sinal cadeira, mochila, caderno, estojo, mesa. Sinal, bolacha, suco, recreio. Sinal, caderno, lápis, giz, quadro negro. Sinal, bicicleta, rua, casa, porta, comida, prato, copo, talheres. Água, creme dental, escovas. Pia, esponja, detergente, pratos sujos, copos sujos. Sofá e teve, sofá e teve. Dinheiro, picolés. Casa, rua, brinquedos. Sofá e teve. Gritos, casa, banho, pijamas, sofá e teve. Cama, cobertor, travesseiro.
 
-->
O meu dia a dia
Por Weslei Oliveira Bertolde

-->
Cama, lençol, relógio. Chinelo, pasta, escova, água, toalha. Calção, camisa. Xícara, colher, faca, pão, geladeira, leite. Pasta, escova, água, toalha. Mochila, portão, rua. Topique. Secretaria, sinal, porta, mesa, cadeira, lápis, caderno, caneta, borracha, estojo, quadro, ventilador, lápis, caderno. Recreio. Lápis, caderno, livro, lápis, caderno. Sinal. Corredor, escada, barracão, secretaria, rua. Combi. Rua, portão, pia, almoço. Pasta, escova, água. Sombra, cadeira. Copo, suco. Sala, tv. Sabonete, água, toalha. Cueca, calção, camisa. Tv. Cama, lençol.


Vida Normal
Por Erik Engeroff de Oliveira

Cama, lençol coberta chinelo, Vaso, pia, escova, pasta de dente, água, cortina, toalha, cueca, bermuda, camisa, chinelo, chicara, bule, café, pão, manteca, escova, pasta de dente, água, mochila, rua, bicicleta, secretaria, porta, lápis, caderno, caneta, borracha, mesa, estojo, quadro, ventilador, recreio, aula, lápis, caderno, caneta, borracha, livro, sinal, corredor, portão, refeitório, secretaria, rua, bicicleta, portão, arvore, escova, pasta de dente, água, cortina, cueca, bermuda, camisa, cama, lençol, coberta, cama.
___________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário