quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Do bilhete ao verbete



Você pode ler um bilhete, procurar uma palavra no dicionário, ler um poema, escutar uma música, ler uma faixa, um telegrama, receber um cartão, escrever uma carta, falar a um amigo, procurar no jornal ou em um panfleto qualquer. As palavras são sempre as mesmas do ponto de vista gráfico. Contudo, aquele que escreve e aquele que lê são os que fazem a diferença. Estes fazem, da mesma palavra, palavrinha, palavra, palavrão.
Atividade 1: Leia os textos a seguir e pense no objetivo de leitura de cada um:
Texto 1 - Bilhete familiar
Brasília, 16 de abril de 2003.

Querido Papai,

Estou com muita saudade e aguardo a sua chegada com muita ansiedade. Já são tantos dias que estamos longe que nem sei como consegui sobreviver. Quando você viajar outra vez a trabalho, quero ir junto.

Beijos, Aline.
Texto 2 - Verbete de Dicionário
Verbete saudade

substantivo feminino

1 sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável (frequentemente usado também no plural).


Agora, reflita sobre os textos e responda as questões a seguir:


a) O que há em comum entre os Textos 1 e 2?


b) Em quais situações os Textos 1 e 2 poderiam ser empregados?


c) Você percebeu que os textos são utilizados em situações diferentes e que, portanto, são produzidos e lidos com objetivos específicos. Quais são os objetivos de leitura dos textos?


d) Observe os diferentes textos que existem em sua sala de aula, no seu caderno, na sua escola. Relacione, no quadro abaixo, cada texto que você encontrar e identifique qual é o objetivo de sua leitura. Esta tabela deve ser publicada no nosso blog:


 _________________________________________________________________________

PRODUÇÃO DOS ALUNOS

Tabela dos objetivos textuais
Por Eduarda Vanessa Reichert
TEXTO
OBJETIVO
Folha na porta:
Informar que ali é a sala de informática.
Folha na porta:
Informar que ali é o banheiro feminino.
Folha na porta:
Pedir que puxe a descarga após usar o banheiro.
Lata escrita: orgânico
Informa que ali deve ser posto o lixo orgânico
Grafite:
Informando o nome da escola.
Placa ao lado da porta:
Informa o que significa bullying, e ensina a não praticar.
Guirlanda:
Informar que ali é a secretaria.
Plaquinha:
Informando que ali é a biblioteca, e informa também quem cuida dela.
Placa:
Indicando a saída.
Folha na porta:
Pedindo para que mantenha a porta fechada.


--> -->
As coisas da sala de aula
Erick Engeroff de Olivera
Texto
Objetivo
Tem um desenho no muro de Bob esponja.
Divertir-se
Tem uma placa na porta, é do projeto do singular.
Aprender as singulariedades
Na porta tem uma placa, é da secretaria.
Saber que lá é a secretaria.
No muro tem um desenho do pica pau.
Divertir-se.
No muro tem um desenho do chaves.
Divertir-se.
Na rua tem uma placa indicando nome da rua.
Informar que a rua tem aquele nome.
Tem uma plaquinha no computador.
Informar-se que está estragado.
Tem na revista tem um tablete
    Informar-se que é da prefeitura.
Tem no ventilador a marca.
Para saber a marca do ventilador.
No computador tem uma plaquinha
Informando que é da prefeitura.

Texto-objetivo
Weslei Oliveira Bertolde
Texto
Objetivo
No muro está o desenho do Piu-piu
Divertir-se
No muro está o desenho dos Smurfs
Divertir-se
Tem uma placa de saída no refeitório
Informar-se que por ali é a saída
Tem uma placa no lixo
Informar-se que é para jogar lixo ali
Na porta esta escrito bem vindo
Informar-se que você é bem vindo
No muro tem um desenho de borboleta
Divertir-se
Tem uma placa no banheiro puxe a descarga
Informar-se que é para puxar a descarga
Tem uma placa na porta da secretaria
Informar-se que ali é a secretaria
No muro tem um desenho de um coração
Divertir-se
No muro tem um desenho do Bob esponja
Divertir-se

Objetivos e Textos
Escrito por Stephanie da Resureição dos Santos


Texto
Objetivo
Placa na caixa de chaves.
Saber onde colocar as chaves.
Placa escrito lixo seco.
Saber onde é o lixo seco.
Placa escrito secretaria.
Saber onde é a secretaria.
Etiqueta na camisa.
Informar como lava a camisa.
Placa escrita no ventilador.
Saber onde fica a biblioteca.
Marca no ventilador.
Saber a marca do ventilador.
Placa da sala dos professores.
Informar onde fica a sala dos professores.
Desenho no murro do Pokémon.
Desenho do Pokémon pra se divertir.
Desenho no murro dos Smurfs.
Desenho do Smurfs pra se divertir.
Desenho no lapís do Moster High.
Desenho da Moster High pra se divertir.


 ________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário