Você deve ter percebido em sua experiência de leitor
que a literatura é plurissignificativa e polissêmica, já que permite várias
formas de leitura e trabalha com a conotação, com os sentidos possíveis e
figurados da linguagem. Ela abre caminho para que os leitores façam uma
reflexão que pode desdobrar-se em várias camadas: lírica, crítica social,
crítica da cultura, depoimento social de costumes de uma época, crítica
política, análise psicológica,...
Enquanto você lê um texto, sem perceber, está
acionando várias informações que foram acumuladas ao longo da vida. Datas,
sensações, nomes, números, valores e opiniões surgem na sua cabeça, enquanto
você lê um texto.
Atividade 1: Para
ler o texto a seguir, você deverá recuperar na memória o maior número de
informações conhecidas sobre esse assunto:
Observe o Cartaz do filme nacional “Se eu fosse
você”, estreado por dois grandes atores contemporâneos: Glória Pires e Tony
Ramos.
Ao ler o cartaz, é possível perceber que a escolha
para as cores utilizadas nos nomes dos atores e dos pronomes EU E VOCÊ,
presentes no título do filme, foram intencionalmente empregadas.
a) Qual é o significado das cores nesses nomes?
b) Observe a imagem da
mulher que segura um barbeador e do homem que segura um batom. O que essas
imagens representam ao leitor?
c) A frase do cartaz “Você vai sair do cinema uma outra pessoa” pode ser compreendida de
diferentes maneiras. Para você, qual seria a mudança que o cartaz está
sugerindo que o filme provocaria nas pessoas?
d) Qual seria a influência desse cartaz para o
expectador do filme?
Nenhum comentário:
Postar um comentário