quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A construção de significados



Você deve ter percebido em sua experiência de leitor que a literatura é plurissignificativa e polissêmica, já que permite várias formas de leitura e trabalha com a conotação, com os sentidos possíveis e figurados da linguagem. Ela abre caminho para que os leitores façam uma reflexão que pode desdobrar-se em várias camadas: lírica, crítica social, crítica da cultura, depoimento social de costumes de uma época, crítica política, análise psicológica,...
Enquanto você lê um texto, sem perceber, está acionando várias informações que foram acumuladas ao longo da vida. Datas, sensações, nomes, números, valores e opiniões surgem na sua cabeça, enquanto você lê um texto.
Atividade 1: Para ler o texto a seguir, você deverá recuperar na memória o maior número de informações conhecidas sobre esse assunto:
Observe o Cartaz do filme nacional “Se eu fosse você”, estreado por dois grandes atores contemporâneos: Glória Pires e Tony Ramos.
Ao ler o cartaz, é possível perceber que a escolha para as cores utilizadas nos nomes dos atores e dos pronomes EU E VOCÊ, presentes no título do filme, foram intencionalmente empregadas.
a) Qual é o significado das cores nesses nomes?
b) Observe a imagem da mulher que segura um barbeador e do homem que segura um batom. O que essas imagens representam ao leitor?
c) A frase do cartaz “Você vai sair do cinema uma outra pessoa” pode ser compreendida de diferentes maneiras. Para você, qual seria a mudança que o cartaz está sugerindo que o filme provocaria nas pessoas?
d) Qual seria a influência desse cartaz para o expectador do filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário